quarta-feira, 15 de abril de 2020

Cruzeiro do Mosteiro de Gondar


O CRUZEIRO DA IGREJA DO MOSTEIRO DE GONDAR


“Aos treze de Abril de 1455, em Lisboa, confirmou o Arcebispo a Igreja de St.a Maria de Gondar da terra de Gestaço a Pedro Afonso clérigo de missa a apresentação do dito Senhor Arcebispo e sua igreja de Braga, a qual vagou por morte de Inês Borges D. Abadessa que foi da dita Igreja sendo mosteiro de S. Bento e o Senhor fez redução dela de Mosteiro em Igreja Secular (...)”. (1)
Conforme nos refere o documento, em 1455, por determinação do Arcebispo de Braga, a Igreja do Mosteiro de St.a Maria de Gondar passa a secular, isto é, passa a ser a Igreja matriz de Gondar. Foi seu primeiro pároco Pedro Afonso, o mesmo clérigo que, em 1470, fez a oferta da imagem de St.a Maria de Gondar que se venera, atualmente, na nova Igreja Paroquial.
Cruzeiro do Mosteiro - Gondar
Como qualquer Igreja Paroquial, esta também devia ter nas proximidades o seu Cruzeiro. Estes simbolizavam a autoridade paroquial, o poder eclesiástico instituído e eram, por isso, símbolos da jurisdição paroquial.
Com reconhecido valor patrimonial e histórico, o cruzeiro do Mosteiro data da idade moderna (sé. XVII/XVIII). É constituído por um soco de três degraus de planta quadrada e um plinto quadrangular com chanfros oblíquos, no qual assenta uma coluna de fuste liso e de secção octogonal, com capitel cúbico com chanfros. A cruz é latina, lisa e de secção octogonal.
Com a construção da nova Igreja matriz, é também construído um novo cruzeiro junto da nova igreja.

(1)- Monsenhor José Ferreira, “Factos Episcopais de Braga”, vol. II, pág. 253.

Miguel Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário