terça-feira, 7 de abril de 2020

Escola Primária de Ovelhinha - Gondar

ESCOLA PRIMÁRIA DE OVELHINHA


Denotando algum abandono, a Escola Primária de Ovelhinha, dado o seu valor histórico e arquitetónico, bem merecia melhor futuro. Construída nos primórdios do século XX, foi a primeira escola de raiz construída em Gondar.


Escola Primária de Ovelhinha - Gondar

Em 1898, o Estado abria concurso para apresentação de projetos para um novo plano de escola, com casa de professor. Recomendava-se que os projetos fossem concebidos para serem utilizados na sua execução os materiais e técnicas de cada região. Venceu o projeto da autoria do arquiteto Arnaldo Redondo Adães Bermudes. Refira-se que o autor, nomeado delegado à exposição Universal de Paris, em 1900, obteve com este projeto a Medalha de Ouro da Secção de Arquitetura Escolar.

Projeto de Escola tipo Adães Bermudes

Aprovado o projeto, construíram-se, no início do século, de norte a sul do país, centenas destas escolas que ficaram conhecidas por escolas-tipo Adães Bermudes. A de Ovelhinha-Gondar foi uma delas.
O projecto previa a habitação dos professores no centro superior do edifício, quando de duas salas, ou em uma das extremidades quando de uma sala, como é o caso da de Ovelhinha. Janelas e entradas ocupavam a fachada principal. Pretendia-se, desta forma, harmonizar o edifício, o meio e a criança, impondo uma dimensão estética que tornasse a escola um lugar mais atraente. Simultaneamente, afirmava-se a importância do professor pela visibilidade e dignidade que conferia à sua habitação. Três amplas  janelas asseguravam uma boa iluminação e o necessário arejamento das salas de aula.
Situada no centro da freguesia, a escola de Ovelhinha tinha apenas uma sala de aulas, para crianças do sexo feminino, e uma habitação para o/a professor/a. Para o recreio das crianças, contava com o amplo largo de Santo Amaro, ali mesmo ao lado.


Pormenor da Escola Primária de Ovelhinha - Gondar

Muitas foram as crianças que, ao longo de décadas, frequentaram esta escola que as marcou, positivamente certamente, para toda uma vida. É chocante, pois, ver o estado de abandono em que se encontra. Por esse país fora, tenho visto escolas do mesmo tipo que foram reconvertidas para os mais diversos fins: associações culturais, bibliotecas, sedes de Junta, casas da “memória”, alojamento turístico... A de Candemil, situada no centro da freguesia, é um bom exemplo disso.
É certo que a de Ovelhinha já não se mantém fiel à construção original. Nos anos oitenta, desfiguraram-na,  tendo-lhe acrescentado mais uma sala sobre a já existente. Porém, a parte original da escola manteve-se.
Será que este belo exemplar do património de Gondar está condenado à ruína? Espero bem que não. É uma questão de bom senso.

Miguel Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário