quinta-feira, 23 de abril de 2020

Casa da Câmara de Ovelha do Marão


PORTAL DA CÂMARA DE OVELHA DO MARÃO


A História política e administrativa de Ovelha do Marão é, a meu ver, uma das mais interessantes do concelho de Amarante. Ao longo dos tempos, conheceu várias formas de poder e administração local, bem como passou por diversas denominações: Santa Maria de Bobadela, Abobedela, Ovelha do Marão, Ovelhinha e, finalmente, Aboadela d’Ovelha do Marão.
Atribuído por D. Sancho I, recebeu o seu primeiro foral, em 1196, e, em 1514, no âmbito dos “forais novos”, D. Manuel I concede-lhe novo foral.
Com destaque na sua evolução política, refira-se que Ovelha do Marão, desde meados do século XV e até 1550, foi “Beetria”, uma das poucas (dez) do Reino. As Beetrias concediam às populações estatutos especiais, nomeadamente a liberdade de poder escolher e mudar de “senhor”, sempre que assim o desejassem. O mesmo não acontecia com os coutos ou as honras.

D. Luís António Sousa Botelho
Em 1550, D. João III extingue esta forma de administração local, a beetria, e Ovelha do Marão converte-se numa “Honra”, associada ao conceito de concelho.  É precisamente após a implementação desta nova forma de administração local que se constrói, junto à ponte de Fundo de Rua, o pelourinho e a Casa da Câmara com a respetiva Cadeia. 
Sob administração direta da Coroa até 1756, a Honra de Ovelha foi doada, a 18 de Junho daquele ano, a D. Luís António de Sousa Botelho, IV morgado de Mateus (1722-1789), que, após a sua morte, a transmitiu ao seu filho, D. José Maria do Carmo de Sousa Botelho Mourão e Vasconcelos, V morgado de Mateus (1758-1825). É da época destes ilustres senhores da Casa de Mateus (1) que data o portal brasonado existente na antiga Casa da Câmara.

Portal brasonado da Câmara de Ovelha do Marão - Aboadela
O portal, em estilo barroco, confere dignidade ao edifício e evidencia o prestígio e poder que a Casa de Mateus possuía. Recorde-se que o Solar de Mateus tinha sido construído havia pouco tempo e a capela do solar é inaugurada em 1759, precisamente por D. Luís António de Sousa Botelho. Em Amarante, para além de senhores da Honra de Ovelha do Marão, foram administradores dos Morgadios dos Moreleiros e de Fontelas.
Voltando ao portal, registe-se a sua ampla porta em arco abatido, ladeada por duas pilastras toscanas sobre as quais assenta o frontão. Neste, à boa maneira barroca, predominam as linhas curvas e contra-curvas, conferindo-lhe ritmo e dinamismo. No centro, bem saliente, o brasão de armas dos "Sousa Botelho" da Casa de Mateus. Duas ameias e dois pináculos, um par de cada lado do frontão, completam este belo portal, orgulho das gentes da terra e exemplo de boa preservação do património.
Miguel Moreira
(1)- Sobre os Morgados de Mateus, consultar: 
http://www.casademateus.com/fundacao/bases-de-dados/administradores-da-casa/


1 comentário:

  1. Um dos "senhores" da Beetria de Ovelha do Marão foi D. Jaime, 4.º Duque de Bragança, pai de D. Jaime que foi Comendador da Comenda da Ordem de Cristo de Santa Maria de Gondar. Foi este D. Jaime que, em 1548, ordenou que se procedesse à elaboração do Tombo das propriedades da Comenda e foi também ele que mandou pintar a representação do Calvário no arco da Igreja de Gondar.

    ResponderEliminar