terça-feira, 23 de junho de 2020

Memória Paroquial de S. Simão de Gouveia


MEMÓRIA PAROQUIAL DE SÃO SIMÃO DE GOUVEIA (1758)

(AMARANTE)

"Satisfazendo à peritíssima ordem de V. Exmª, e a resposta dos Interrogatórios inclusos, digo o seguinte:
1. Esta Parochia de São Simão de Gouvea fica em a Provincia de Entre Douro e Minho, Bispado do Porto, Comarca de Sobretamega, termo do concelho de Gouvea Ribatamega.
2. He Senhor deste termo Fernando de Souza Coutinho Castello Branco e Meneses, Conde de Redondo da Corte da Cidade de Lisboa.
3. Tem = 183 = vezinhos, e he o numero de pessoas = 577 =.
4. Esta situada em campina debayxo de altos oiteyros, e assim não se descobrem della povoaçoens algumas.

5. Não tem termo privativo mais do que o referido.
6. Esta parochia está em o Lugar da Igreja, e comprehende os lugares seguintes: Villanova, Lourosa, Assento da Igreja, Bugalheyra, Aldeavelha, Infesta, Paredes, Belleçe, e Friande.
7. O orago desta Parochia he São Simão Apostolo: tem sete Altares digo sinco Altares, silicet, o Altar Mor de São Simão, e Santa Anna, Nossa Senhora com o Minino Deos, e o Altar Colateral da parte da Epistola com a imagem do Senhor Crucificado, São Sebastião, e o Minino Deos; e outro colateral da parte do Evangelho, aonde esta colocada a Imagem da Senhora do Rosário, e dous subcolaterais, hum da parte da Epístola da Invocação do Senhor Jesus, de que he administrador o Religioso Dom António de São Gonçalo da Ordem dos Cruzios tem somente huma nave; tem mais da parte do Evangelho hum Altar subcolateral da Invocação das Almas, privillegiado em o dia de segunda feyra de cada semana com o retábulo das Almas pintadas: tem duas Irmandades, huma das Almas, e outra de Nossa Senhora.

Igreja Matriz de São Simão de Gouveia - Amarante

O Parocho desta Parochia he cura por apresentação do Reverendo Reytor de Santo Eloy da cidade do Porto, cuja renda comimmente consta de quinhentos e sessenta e sete mil reis.
Tem esta parochia quatro Ermidas, huma da invocação do Patriarcha São Domingos, outra da invocação de São Martinho, e outra da invocação da Senhora do Campo, e pertencem ao povo desta Parochia e outra da invocação do Senhor Jesus, e pertence ao Reverendo Presbytero Pantaleão Marques Barreto do Habito do Apostolo São Pedro. As primeiras três estão separadas do povo, a ultima esta contígua as casas da residência do dito Padre.
À Ermida de São Domingos acode huma romagem da freguezia de São Martinho de Carvalho de Rey, Arcebispado de Braga em o primeyro Sabbado do mês de Junho de cada hum anno; à da Senhora do Campo acode outra romagem da dita freguezia do Arcebispado em o dia décimo do mês de Agosto de cada hum anno; e outras mais em diversos dias do anno.
Os frutos da terra, que os moradores recolhem em Mayor abundância são milho grosso, centeyo, e vinho verde.
Não tem correyo e serve do correyo da villa de Amarante, donde dista huma Legoa.
Dista esta Parochia do Bispado da Cidade do Porto onze legoas e da Cidade de Lisboa sessenta legoas.
Chamasse esta Parochia São Simão de Gouveia: tem de comprimento huma legoa, e de largura meya legoa: principia em a aldea Villanova, e acaba em a aldea de Bugalheyra.
Não nascem nella rios.
Alguma parte da Serra há nesta Parochia, e se cultiva de nove em nove anos, e o mais que produz he centeyo.
He fria e ventosa do Oriente, Ocidente, e Norte.
Sim há creaçoens de vacas, egoas, ovelhas, e cabras, e caça de lebres, coelhos, perdizes e galinholas”.

ANTT – Dicionário Geográfico, São Simão de Gouveia, volume 17, m. 90, fls. 501-504.

Sem comentários:

Enviar um comentário