segunda-feira, 1 de julho de 2019

António Fernandes da Fonseca


Doutor António Fernandes da Fonseca

médico e professor universitário
(1921-2014)

António Fernandes da Fonseca, filho de Manuel Ribeiro da Fonseca e de Rosa Fernandes,  nasceu na freguesia de Gondar, concelho de Amarante, a 4 de agosto de 1921.

Casa dos pais de A. Fernandes da Fonseca (Gondar - Amarante)

Frequentou a escola primária de Ovelhinha, onde concluiu a 4ª classe. Continuou os estudos no Colégio de S. Gonçalo, indo, no 7.º ano, estudar para o Liceu Rodrigues de Freitas, no Porto.
Findo o ensino secundário, cursou Medicina, tendo-se licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto com a classificação final de 16 valores.
É, entretanto, convidado pela Faculdade de Medicina a ocupar o lugar de Assistente, cargo que aceita com a condição de lhe ser concedida uma bolsa de estudos no estrangeiro. Em 1955 parte para Londres para estagiar nos Serviços de Psiquiatria e Psicologia do Hospital de St. Thomas e de Genética Psiquiátrica do Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres. De regresso a Portugal, é-lhe concedido o grau de Doutor em Medicina, pela Universidade do Porto, tendo ficado a seu cargo a regência da cadeira de Psiquiatria.

Doutor António Fernandes da Fonseca
No decorrer da vida profissional, Fernandes da Fonseca desempenhou vários cargos. Foi Diretor Clínico do Hospital Conde Ferreira, durante 12 anos, e fundou o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de São João; Presidiu à Sociedade Portuguesa de Psiquiatria, da Associação Psiquiátrica de Língua Portuguesa e à Associação Europeia de Psiquiatria Social; foi membro da Real Academia de Medicina de Madrid e "Fellow" da Academia de Medicina e Psiquiatria de Nova Iorque; dirigiu a Revista de Psiquiatria da Faculdade de Medicina do Porto e foi autor de mais de 200 trabalhos e de cerca de uma dezena de livros sobre temas de Psiquiatria, Psicologia, Sociologia e Saúde Mental, bem como de um tratado de Psiquiatria e Psicopatologia, o único em português.
Jubilado em 1991, passou, então, a desempenhar a função de diretor do Departamento de Pós-Graduações, Mestrados e Doutoramentos da Universidade Fernando Pessoa.
Antes, em 1970, no rescaldo do maio de 68, publicou “A reforma da Universidade”, que lhe valeu uma sanção do regime de então, que o impediu de realizar provas de agregação durante vários anos.
Em 1976, já Professor Catedrático, foi eleito, em lista do Partido Socialista, deputado à Assembleia da República pelo círculo do Porto. Enquanto esteve no Parlamento escreveu “Psiquiatria e Psicopatologia”, a mais significativa das suas publicações científicas, que juntou a, entre outras, "Sintomas iniciais da esquizofrenia" (1958); "A farmacoterapia em psiquiatria" (1961) "Curvas glicémias na esquizofrenia" (1963) ou “Saúde Mental e Humanização” (1995).
Apaixonado pela terra onde nasceu, cujo Município lhe atribuiu a Medalha de Ouro em 1995, Fernandes da Fonseca é também um admirador confesso e estudioso de Teixeira de Pascoaes, sobre quem escreveu “O Encontro com Teixeira de Pascoaes” (2002), incluindo também o poeta da saudade no seu livro “Psicologia da Criatividade: à luz biográfica de quatro génios” (2003). Os outros três são Fernando Pessoa, Sigmund Freud e Ortega y Gasset.
O Professor Doutor António Fernandes da Fonseca faleceu no dia 16 de Dezembro de 2014.

Fontes: https://www.cm-amarante.pt/pt/antonio-fernandes-da-fonseca

e
https://sigarra.up.pt/up/pt/web_base.gera_pagina?p_pagina=antigos%20estudantes%20ilustres%20-%20ant%c3%b3nio%20fernandes%20da%20fonseca
Miguel Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário