terça-feira, 5 de maio de 2020

Corujeiras - Gondar


LUGAR DAS CORUJEIRAS


“Pequena povoação em lugar penhascoso” ou “aldeia situada num lugar escarpado, próprio das corujas”, é assim que os dicionários definem Corujeira.
Topónimo de origem geomorfológica, o nome Corujeiras deriva das semelhanças que existem entre a morfologia do terreno do lugar e as características dos locais onde as corujas costumam viver e nidificar: sítios altos e escarpados.
Lugar de Corujeiras - Gondar
Corujeira também significa lugar pobre e de poucos recursos, precisamente porque se situa entre duas escarpas. E, é isso que acontece com o lugar de Corujeiras, em Gondar. Porque de fracos recursos agrícolas, a sua população teve de se dedicar a outras atividades, designadamente à olaria. Em 1830, em Corujeiras trabalhavam 17 oleiros, do total de 77 na freguesia. E em 1945, apesar do declínio da arte, a olaria ainda era uma das principais profissões do lugar ocupando seis chefes de família, a saber: António Ribeiro Peixoto, José Ribeiro, José Ribeiro Félix, Manuel Bernardes Nunes, Manuel Pereira Andreso e Salvador Ribeiro Moutas.
Um dos lugares mais antigos da freguesia, Corujeiras mantém, nos dias de hoje, a mesma configuração que sempre teve: uma rua única, estreita e sinuosa, com as casas alinhadas de um e outro lado do caminho. É esta a sua singularidade.

Miguel Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário