sexta-feira, 20 de novembro de 2015

O NOME DE GONDAR EM TERRAS DE FRANÇA


É com agradável surpresa que, depois de ter percorrido o encantador vale do Loire e visitado alguns dos seus admiráveis castelos (Chambord, Chenonceau, Blois, Amboise, Villandry…), ao atravessar a ponte que, sobre o Loire, liga Azay-le-Rideau a Langeais nos deparamos com o nome de Gondar estampado na sinalética local.




Na verdade, desde Agosto de 1999, a cidade francesa de Langeais mantém um protocolo de geminação com Gondar, com o objetivo de fomentar o intercâmbio desportivo, cultural e escolar entre as duas localidades. A justificar a geminação pesou, naturalmente, o número significativo de emigrantes gondarenses na região, mas, sobretudo, o empenho de Danièle Leite-Simonin, filha de um emigrante de Gondar que terá chegado a Langeais em 1930, e do então presidente da JFG, António Bastos Teixeira.


Langeais - França

Langeais é uma pequena, mas encantadora, localidade na margem direita do rio Loire que, aqui, é particularmente belo. Para além da sua ponte suspensa, do séc. XIX, e da Igreja de S. João Batista, é sobretudo o Castelo, Monumento Nacional desde 1922, que atrai a atenção dos visitantes. Construído por ordem de Luís XI, entre 1465 e 1469, sobre as ruínas de uma antiga fortaleza, o Castelo foi palco de um dos acontecimentos mais marcantes da História de França: o casamento real entre Carlos VIII e Ana da Bretanha, em 1491, que assinala o fim da independência do ducado da Bretanha.
Com alguma regularidade, delegações de Langeais e Gondar visitam-se reciprocamente.

Miguel Moreira


Sem comentários:

Enviar um comentário