sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

GONDAR FESTEJA SANTO AMARO

Hoje, 15 de Janeiro, é dia de Santo Amaro.
Cumprindo uma secular tradição, os gondarenses e, em particular, a população de Ovelhinha festeja no próximo fim-de-semana, dias 16 e 17 de Janeiro, Santo Amaro. Com missa e procissão em honra do santo e muita animação, os festejos decorrem na capela que lhe é dedicada no lugar de Ovelhinha e no amplo terreiro que ladeia o pequeno templo.
Longe vão os tempos em que o largo se apinhava de gente que fazia desta festa, que se realizava no "domingo gordo", uma espécie de Carnaval antecipado. Misturando o sagrado com o profano, os romeiros divertiam-se com jogos carnavalescos em que os "poses" e os jogos de água entre rapazes e raparigas eram o prato forte. Claro que não faltava a pipa do vinho, esquiçado no dia e vendido à caneca, os rosquilhos, as cavacas e o afamado biscoito da Teixeira.
Quanto à música, utilizava-se a prata da casa: uma concertina e dois cantadores faziam a festa e animavam o baile.
Outros tempos, outras gentes, outras tradições... mas a festa continua e isso é bom.
Viva Santo Amaro!
Capela de Santo Amaro (Ovelhinha - Gondar)

Altar de Santo Amaro (Ovelhinha - Gondar)

Uma notícia do Jornal Flor do Tâmega n.º 2088 (ano 41) sobre a festa de Santo Amaro anuncia o seguinte: "Festa de santo Amaro - no próximo Domingo, 16 do corrente. Realiza-se no lugar da Ovelhinha, da freguesia de Gondar, a festividade ao milagreiro Santo Amaro que constará de missa cantada às 10 horas, sermão, procissão e arraial e missa cantada. A procissão é oferta do Sr Albano Moreira, do lugar de Vila Seca.". Fica aqui este registo como elemento para a história do culto a Santo Amaro.
Registo, ainda, que o sr Albano Moreira, que ofereceu a procissão, era meu avô paterno. 
Miguel Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário