quarta-feira, 19 de agosto de 2015

A CASA DE VILA SECA

Gondar e os Pascoaes

A casa de Vila Seca pertenceu a Álvaro Pereira Teixeira de Vasconcelos, irmão do poeta Teixeira de Pascoaes. Herdou esta casa com a morte do pai, o Conselheiro João Pereira Teixeira de Vasconcelos, Senhor da Casa de Pascoaes.

Casa de Vila Seca - Gondar
Maria José Teixeira de Vasconcelos, sobrinha do Dr. Álvaro, descreve-nos, desta forma, a Casa de Vila Seca:
“A casa era pequena, mas tinha muito encanto e debruçava-se sobre uma eira enorme.
O Tio Álvaro herdou a casa de Vila Seca, onde passou longas temporadas porque ali existiu um lagar de azeite que estava a seu cargo.
O Tio Álvaro fez grandes obras, construiu uma varanda sobre a eira, ao longo da ala, que dava entrada para o seu quarto. Fez um escritório, uma boa casa de banho, cozinha e vários novos quartos e arrumos. A casa, sem perder o seu encanto, ficou verdadeiramente confortável.
Ao fundo de um campo que meu Tio transformou em vinha, ergueu-se a Capela da Casa.
O Tio Álvaro tinha muitos amigos de Lisboa que vinham passar com ele longas temporadas. Os mais assíduos eram o brigadeiro Gaspar Sá Carneiro e a mulher Beatriz que traziam o sobrinho Francisco Sá Carneiro, de trágico destino, e que teria então uns 10 anos de idade.
À entrada da Casa de Vila Seca, havia uma lindíssima ramada rodeada por enormes e centenários sobreiros” (1).

E elogia, desta forma, o seu tio Álvaro:


“O irmão mais novo do poeta era um gentleman. O único janota da família. Jogava o bridge e o bluff e tinha muitos e bons amigos. Era formado em Direito pela Universidade de Coimbra, mas nunca exerceu a advocacia.
Era um bonito rapaz e extraordinariamente simpático.
Tinha o sentido do humor e era muito bondoso. (…)
Nunca vi o Tio Álvaro zangado. Era de tal maneira bondoso que me apetece chamar-lhe o Infante Santo desta ínclita geração.
Depois da morte do irmão Joaquim, foi viver para a sua casa de Vila Seca, onde morreu com 81 anos”. (2)

Casa de Vila Seca (fachada virada a nascente)
De referir, ainda, que se deve ao Sr. Dr. Álvaro a descoberta da Necrópole Romana de Tubirei, alguns trabalhos de pesquisa nesse local e a preservação de todo o espólio aí encontrado.

(1) - Amaral, Luís Coutinho, Contributos para o Estudo da História de Amarante/Gondar, Museu Municipal de Amarante, 2009.
(2) - Vasconcelos, Maria José Teixeira de, Na Sombra de Pascoaes, VEGA, 1993.


Capela de Nossa Senhora das Dores

A Capela da Casa, cujo orago é Nossa Senhora das Dores, já existia em 1826,aquando da aquisição da propriedade. Pelas suas caraterísticas parece datar do século XVIII. 
A designação da quinta como "Quinta do Encontro" refere-se ao encontro de Nossa Senhora com o seu filho Jesus, no seu caminho para o Calvário - uma das sete dores de Nossa Senhora. É provável que na Semana Santa se realizasse uma procissão relativa a esse episódio. Esta procissão do "Encontro" ainda se realiza em várias localidades do país.

Dr. Álvaro Pereira Teixeira de Vasconcelos

Biografia:

Álvaro Pereira Teixeira de Vasconcelos

Nasceu na Casa de Pascoaes, a 20 de Setembro de 1884. Após a conclusão dos estudos liceais, frequentou a Universidade de Coimbra onde se licenciou em Direito, mas nunca exerceu a advocacia.


Tinha muitos amigos, com quem se reunia na sua “Casa de Vila Seca”, na Confeitaria Mário, em Amarante, onde se juntava com o seu irmão Senhor João Pereira, e, em Lisboa, onde passava os Invernos.

Gostava muito de acompanhar o funcionamento do seu Lagar de azeite em Vila Seca, onde passava horas a conversar com os engenheiros (trabalhadores do engenho) e com os seus fregueses, a maioria pessoas de Gondar.

Faleceu na casa de Vila Seca, em 28 de Março de 1964, tendo sido sepultado no jazigo de família, no cemitério de Gatão.



Miguel Moreira


1 comentário:

  1. Sou bisneta de Victorino Pereira e Virginia Teixeira. Meu avô Alfredo Pereira Teixeira nasceu em Gondar em 1899, por isso me interessei em lê a matéria. Grata

    ResponderEliminar