sexta-feira, 22 de junho de 2018


MEMÓRIA PAROQUIAL DE S. MAMEDE DE BUSTELO (1758)

Porque a "estrada pombalina" apenas foi construída em finais do séc. XVIII, passava pelo centro de Bustelo, à data deste documento, a estrada que, de Amarante, “ia para o Douro e toda a Beira Alta”. Foi à margem desta estrada que, segundo reza o documento, no lugar de Trandeiras, foi construído um belo cruzeiro em memória de um milagre aí realizado e que ainda, hoje, pode ser observado no referido local.
Destaco ainda deste documento que, à data, a Igreja de São Paio de Ansiães era anexa da de Bustelo.
Interessante e muito pormenorizada é, também, a descrição geográfica da paróquia, designadamente do rio Fornelo que atravessa a freguesia.

Vejamos a Memória Paroquial de Bustelo, escrita em 1758 pelo, então, Abade:


“Esta freguezia de S. Mamede de Bustelo fica em a Província de Entre Douro e Minho, pertence ao Arcebispado de Braga Primaz, da Comarca de Vila Real pello Ecles.º e pelo secular he da Comarca de Guimaraens.
Pertence ao concelho de Gestaço que he de El Rey N Senhor que Deus Guarde.
Tem esta freguezia fogos cento e seis, pessoas de sacramento trezentos e trinta e seis.
Está situada em hum monte e della descobre a serra do Maram que dista huma légoa à boa.


Igreja Matriz de Bustelo - Amarante
A Igreja matriz está fora do lugar e os lugares sujeitos à dita Parochia sam estes; Bustello de Sima, Bustello de Baixo, Baceiros e o lugar de Travanca do Monte.
O orago he S. Mamede, tem dous altares colaterais, hum de N. S.ra do Rosário, o outro he do S. Nome de Jesus; a igreja nam tem naves; tem duas Irmandades, huma de N. S.ra do Rosário e outra do S. Nome de Jesus.


Igreja Matriz de Bustelo (fachada sul)

O Parocho he Abbade apresentasam da dita Igreja pertense in solidum à Mitra de Braga Primaz; rende a dita freguesia junto com a anexa que tem de são Payo de Ansiains quinhentos mil reys pouco mais ou menos, com frutos certos e incertos.
Nam tem Beneficiados, nem Conventos, nem Hospital, nem casa da Misericórdia.
No lugar de Travanca do Monte da dita freguezia há huma capella com invocaçom de Nossa Senhora dos Prazeres, domina nella o abbade da dita freguezia. Nam tem romagem em dia certo do anno, mas faz milagres.
Os frutos que os moradores da terra colhem em muita abundância he milham e senteio, pouco trigo, vinho verde mediano, pouco azeite por incúria dos moradores que podiam colher muito se os obrigassem a cultivar oliveiras.
Nam há memória que na dita freguezia morassem e nem della sahissem homens insignes por virtudes, letras ou armas.
O Correio de que se serve he o da villa de Amarante que dista desta freguezia huma légoa, chegam as cartas no domingo à noute e levantam-se na quinta feira até o meio dia.

Cruzeiro das Trandeiras - Bustelo
Nam tem privilegios, tem sim hum cruseiro no sitio de Trandeiras que fica na estrada que vai para o Douro e toda a Beira Alta, muito bem feito. E tem por Armas hum Leam e o tempo lhe tem gasto as letras que se nam podem ler, mas a tradissam que achei nesta freguezia de homens velhos que a seus antepassados tinham ouvido, que vindo huma pessoa principal do Reino com hum menino mudo que vinha em romaria a São Gonçalo de Amarante e avistando-se daquelle citio o convento do dito Santo, o menino falara e que para memoria do milagre lhe mandara fazer aquelle cruseiro.
Nam padeceu ruina alguma esta freguezia no terramoto do anno de 1755.
Passa pela baixa de hum monte que tem esta freguezia hum ribeiro chamado Fornello que tem o seu nascimento nas pedreiras da Teixeira e tem o seu ocaso no rio de Ovelha junto à ponte de Larim da freguezia de Santa Maria de Gundar deste mesmo concelho de Gestaço. Corre de nascente a poente, tem um pontam de pedra tosca. Há nelle vários pisoins em que se fabricam mantas e também tem muinhos. De veram leva pouca ágoa, a qualidade de peixes que tem sam trutas. Há  ágoa muito fria e nam há nota que nelle se tirasse ouro. Salem dela algumas levadas com que se regam algumas terras e bem encostados vem os lavradores das agras sem pagarem pensam. Tem de comprimento o dito ribeiro hua légoa. E nesse monte por donde corre este ribeiro, a Reboreda he cítio áspero, tem soutos de castanheiros, muitas das vezes de carvalhos. Criam-se javalizes e lobos no dito montado.
Os montes circunvesinhos a esta freguezia tem muita caça de coelhos e perdizes.
Isto o que posso diser aos itens dos interrogatórios, o que tudo aqui passei he a verdade do que eu sei e do que há nesta freguezia de S. Mamede de Bustello e por ser tudo verdade passei esta que assinei."

Bustello 12 de Março de 1758.
O Abbade Manoel Campello de Miranda

https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4239355

Miguel Moreira (pesquisa e fotografias)

Sem comentários:

Enviar um comentário