quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Centro Cívico e Paroquial de Gondar



Durante largos séculos, o lugar do Mosteiro, com o seu cenóbio de freiras bentas e respetiva igreja, foi o centro religioso e cívico de Gondar. Porém, a partir de 1885, com a inauguração do novo cemitério da freguesia, Gondar começa a adquirir uma nova centralidade.



Centro Cívico e Paroquial de Gondar

Até 1904, data em que foram concluídas as obras da atual igreja, a igreja paroquial continuou a ser a velha igreja românica do extinto mosteiro, secularizada em 1455, por ordem do bispo D. Fernando Guerra. Todavia, antes da inauguração da nova igreja, já muitos dos atos religiosos  se realizavam na chamada “igreja do cemitério”, que corresponde à capela-mor da atual igreja, ou na capela de Santo Amaro, em Ovelhinha, com uma localização mais central.



Centro Cívico e Paroquial de Gondar


Junta de Freguesia de Gondar - Amarante

Assim, paulatinamente, Gondar vai adquirindo uma nova centralidade. Primeiro, com a construção do cemitério e da nova igreja paroquial; mais tarde, com a construção do Centro Pastoral, nos anos 60 do século passado, das instalações da Junta de Freguesia, em 1982, e, mais recentemente, do Centro Cívico.



Centro Paroquial de Gondar - Amarante


Centro Cívico de Gondar - Amarante

Embora não dispondo de uma praça que lhe daria outra dignidade e visibilidade, o atual Centro Cívico e Paroquial, com boas acessibilidades e uma localização central na freguesia, orgulha todos os gondarenses e não o minimiza em nada perante os seus congéneres das freguesias vizinhas.

Miguel Moreira 

Sem comentários:

Enviar um comentário