quinta-feira, 2 de junho de 2016

PONTE DE FUNDO DE RUA (OVELHA DO MARÃO)

A antiga honra de Ovelha integrava a localidade medieval de Santa Maria de Bobadela, depois conhecida como Ovelha do Marão, ou Ovelhinha, hoje constituindo a freguesia de Aboadela. Foi uma das poucas beetrias do reino. Teve foral dado por D. Sancho I, em 1196, e foral novo de D. Manuel, em 1514. Conserva ainda um pelourinho, muito singelo, seguramente posterior à outorga de foral manuelino, ainda que de datação incerta. 



Ponte de Fundo de Rua (Aboadela)
A ponte, de inspiração românica, é sustida por quatro arcos de volta perfeita com dimensões desiguais, sobre os quais corre um tabuleiro ligeiramente levantado acima do arco maior. Os pilares são protegidos a montante por três talha-mares aguçados e a jusante por contrafortes.
A inscrição que se encontra na base do cruzeiro construído à entrada da Ponte, na margem esquerda, e que refere o ano de 1630, remete-nos a sua (re)construção para o século XVII.



Lugar de Rua (Aboadela)
Pelourinho e Cruzeiro de Ovelha do Marão
O pelourinho levanta-se num pequeno largo da freguesia, sobre plataforma de quatro degraus quadrangulares, toscamente aparelhados, que ficam abaixo da cota do caminho empedrado à beira do qual se situam. A coluna é composta por grossa base circular e fuste cilíndrico e liso. Este é rematado por capitel constituído por uma peça tronco-cilíndrica, encimada por ábaco em tabuleiro, formado por três molduras quadradas crescentes. No topo assenta uma pirâmide de secção quadrangular. A singeleza do conjunto não permite datação muito rigorosa, mas é provável que se trate de um pelourinho seiscentista. 

Miguel Moreira (texto e fotos)

Sem comentários:

Enviar um comentário