sexta-feira, 17 de junho de 2016

"O ARTESÃO"

Eduardo Teixeira Pinto, fotógrafo amarantino, soube, como poucos, registar, com grande realismo, o quotidiano das nossas gentes que nos legou em inúmeras fotografias, algumas delas premiadas nacional e internacionalmente.

"O Artesão" (fotografia de Eduardo Teixeira Pinto)
“O Artesão”- a foto que aqui apresentamos - retrata, muito provavelmente, um oleiro de Gondar na sua árdua tarefa de moldar o barro.

Aqui fica a nossa homenagem ao mestre Eduardo e a todos os oleiros que, no passado e no presente, contribuíram para que o nome de Gondar fosse conhecido aquém e além fronteiras.



Eduardo Teixeira Pinto
Eduardo Teixeira Pinto nasceu na freguesia de S. Gonçalo, Amarante, em 1933.
Filho de fotógrafo, começou a tirar as suas primeiras fotografias profissionais em 1950, tornando-se expositor desde 1953 em vários salões de fotografia, nos cinco continentes.
Foi membro ativo de diversas comunidades de fotógrafos, nomeadamente “Associação Fotográfica do Porto”, “Grupo Câmara” (Coimbra) e da Associação Fotográfica do Sul (Évora).
Falecido em 2009, Eduardo Teixeira Pinto deixou-nos um espólio fotográfico de valor incalculável de que faz também parte uma vasta coleção de máquinas fotográficas.
Miguel Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário