SANTA MARIA DE GONDAR
Vinda da velha Igreja do Mosteiro, a atual Igreja Paroquial
conserva, no seu retábulo-mor, a escultura de Santa Maria de Gondar,
representando a Virgem sentada no trono e aleitando o Menino, conhecida pelos
fiéis como “ Senhora da Cadeira”.
Objeto de grande devoção popular, quer na paróquia quer nas
freguesias vizinhas, sobretudo por estar associada a Nossa Senhora do Leite,
esta imagem reveste-se de um valor artístico e patrimonial que importa
salientar.
Trata-se de uma escultura gótica (séc. XV), em calcário
brando da área do Baixo Mondego, vulgarmente chamada “Pedra de Ançã”,
policromada. A Virgem encontra-se sentada no trono, com o Menino sentado sobre
o joelho esquerdo, amparado pela mão esquerda da Mãe, de costas voltadas para o
crente e aleitando-se. Veste trajo comprido, com manto colocado pelas costas,
caindo à frente, em pregas densas e de belo efeito estético. A sua camisa
encontra-se meio aberta, libertando o seio esquerdo onde o Menino se aleita. Na
mão direita segura uma romã, fruto que anda usualmente associado à sua
iconografia.
O trono onde a Virgem e o Menino estão sentados é uma
cadeira fechada, de espaldar reto, que se eleva até à altura dos ombros da
Senhora.
No lateral direito da cadeira (à esquerda, portanto, do
observador) foi gravada uma inscrição que diz:
Pº Aº MADO
FAZ’ CCCC
LXX ANOS
Ou seja, “Pero Afonso mandou fazer (na Era de M) CCCC LXX
Anos”.
Assim, esta imagem identifica claramente o seu doador, Pero
Afonso, que foi o primeiro Pároco de Gondar, e a sua data, 1470.
Desta forma, para além do seu valor estético, esta imagem
tem um valor acrescido: pertence ao reduzido grupo das imagens quatrocentistas
que são portadoras de inscrições que identificam o seu doador e as datas com
rigor. Se não tivesse outros aspectos dignos de nota, só por isso merecia que
lhe reservasse uma atenção especial. Com esta identificação, a importância e o
significado histórico desta imagem torna-se ainda maior.
Miguel Moreira
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