sábado, 15 de agosto de 2015

Ponte de Larim

A ponte de Larim está prestes a comemorar 400 anos.

Ponte de Larim (vista de jusante)

Cronologia:

1630 - É referida a necessidade de construir uma ponte de pedra sobre o rio de Larim, no concelho de Gestaço, na Chancelaria Régia de Filipe III;
1630 – Início da construção da ponte pelo Mestre João Lopes de Amorim;
1758 - A ponte é referida nas “Memórias Paroquiais”, por António Coelho Pedrosa, como sendo “uma ponte de pedra com quatro arcos, com um tiro de mosquete de comprimento, da parte superior com três cortamuros e na inferior três baluartes”;
1867 - Adaptação do tabuleiro a estrada real n.º 33;
2009 - Obras de consolidação e alargamento do tabuleiro.

Ponte de Larim - Gondar
Descrição da ponte:

Ponte de granito em aparelho isódomo terminado em friso, sobre o qual assenta o tabuleiro horizontal, projetado para o exterior.
Possui quatro arcos de volta perfeita, iguais, com aduelas estreitas e compridas de formato regular. Os arcos são sustentados por pilares, estando os dos extremos assentes nas margens. Os pilares centrais são protegidos por talhamares a montante e por talhantes, superiormente escalonados, a jusante.
Guardas em gradeamento de ferro, apresentando nos encontros quatro pedestais encimados por plinto galbado e elemento ovóide. Um dos pedestais apresenta na face frontal uma inscrição moldurada “OP 1867” (data da adaptação do tabuleiro a estrada real).

Mestre pedreiro: João Lopes de Amorim (1630).


Sem comentários:

Enviar um comentário