sábado, 15 de agosto de 2015

LARIM
sala de visitas de Gondar

Na confluência dos rios Ovelha e Carneiro e das vias rodoviárias que ligam Amarante à Régua e a Vila-Real, Larim foi, sem dúvida, a localidade de Gondar que, nas últimas décadas, mais se desenvolveu.

Panorâmica de Larim - Gondar

O seu parque industrial, cafés, restaurantes, tabernas e uma área de lazer com praia fluvial, piscina, parque infantil, e um grande espaço polivalente, fazem de Larim o local, por excelência, para encontros de família e de grupos oriundos do concelho ou de regiões mais distantes. Nos meses de verão, com a chegada de emigrantes, o bulício aumenta e os espaços tornam-se exíguos para acolher os forasteiros.

Ponte de Larim - Gondar

Este lugar, antes designado de Vau, porque a travessia do rio se fazia “a vau” (sítio pouco profundo de um rio, por onde se pode passar a pé) começou a crescer sobretudo após a construção da sua ponte, em 1630. Mais tarde, em 1867, o tabuleiro é alargado e a via transformada em “Estrada Real”, ligando as cidades do Porto e Vila-Real. Ainda mais recentemente, para possibilitar o cruzamento de veículos, o tabuleiro é objecto de novo alargamento e obras de consolidação.

Larim - Gondar

Nos últimos anos, Larim transformou-se num aglomerado urbano de considerável dimensão, com modernas moradias, infra-estruturas e razoáveis acessibilidades. Todavia, um crescimento urbano desmesurado pode criar um certo caos urbanístico e descaracterizar a região. Os autarcas estarão atentos, assim o esperamos.

Larim - Gondar

Nota: Desconhecemos a origem do topónimo “Larim”. Os dicionários apontam-nos três significados: antiga moeda da Índia Portuguesa; árvore espinhosa dos países orientais; habitante de Lara, cidade persa. É difícil concluir!

Miguel Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário