quinta-feira, 5 de setembro de 2019


“AMIZADE LANGEAIS-GONDAR” (I)

20.º Aniversário

Em 28 de Agosto de 1999, Alain Kergoat, maire de Langeais, e António Bastos Teixeira, PJF de Gondar, assinavam, em Langeis, o “Compromisso Solene de União Langeais-Gondar”.
Vinte anos volvidos, uma delegação de Gondar, composta por representantes da autarquia, das actividades económicas, culturais e recreativas, e da sociedade, desloca-se a Langeais a fim de participar nas comemorações do 20.º aniversário da amizade entre as duas comunidades, que decorreram de 30 de agosto a 1 de setembro de 2019.
Com um programa recheado de actividades (culturais, recreativas, gastronómicas...), a comunidade de Langeais demostrou, mais uma vez, a sua exemplar capacidade organizativa e de bem-receber.

Do programa, destaquemos os principais momentos:

Sexta, 17,30: Acolhimento dos convidados, na sala Jean-Hugues Anglade, pelo Maire de Langeais, Pirre-Alain ROIRON, e por Danièle LEITE-SIMONIN, presidente da Associação de Amizade Langeais-Gondar. 
Seguiu-se uma degustação de vinhos da região.





Sábado, 10,30: Inauguração da Exposição, na Douve, sobre a História da Geminação, os primeiros emigrantes portugueses em Langeais (com destaque para Augusto Leite e José Fernandes Leite), cerâmica de Gondar (barro preto), bordados, e uma mostra de exemplares da viola amarantina e da rabeca chuleira. 
Aberta a exposição, foi tempo de um brinde, com um “Porto de honra” oferecido pela organização do evento.






Sábado, 14,30: Espectáculo musical, no Parque de Diversões, com momentos de dança clássica e a partipação do Grupo de Bombos S.to Amaro de Gondar e de tocadores de viola amarantina.





Sábado, às 17.00: Conferência e debate, na Douve, sobre a “Queda do Muro de Berlim” e os problemas da Emigração. O evento contou com a participação do Consul de Portugal em Tours.




Sábado, 19,30, na Sala IN’OX: cerimónia oficial do 20.º Aniversário da geminação, com discursos dos representantes oficiais dos países presentes (Portugal, Alemanha e Reino Unido), seguido de um buffet dançante.



Domingo, pela manhã: passeio pelo Mercado. 
O Grupo de Bombos S.to Amaro de Gondar brilhou com as suas atuações, conquistando a atenção e admiração dos franceses, que aplaudiram entusiasticamente.




Domingo, 11,30: Degustação de vinhos de Bourgueil, na “Maison des Vins”.




Domingo, 15.00: Visita a uma cave, em Ingrandes, seguida de uma degustação de vinhos e produtos da região.




As comemorações terminaram com um jantar em La Rouchouze, a localidade, próxima de Langeais, que acolheu muitos dos emigrantes portugueses na região.
Por fim, a despedida com enorme carga emotiva e o sentimento de que os laços entre as duas comunidades saíram reforçados e prometem vida longa.
Parabéns a todos os que tornaram possível este evento.
Obrigado Langeais!
Viva a Europa!
Miguel Moreira (texto e fotografia)

2 comentários:

  1. Obrigado. Miguel por tudo . Foi assim como descreve. Os portugueses gostam mais de o ser quando estão fora do que o contrário

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou um europeista convicto e, por isso, sinto-me bem nestes ambientes. Gostei imenso de fazer parte da delegação que representou Gondar em Langeais. Assim, eu é que agradeço o privilégio que Gondar me concedeu. Ao dispor para tudo em que possa ser útil.

      Eliminar