segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

AS FEIRAS DE OVELHINHA

Sabia que Ovelhinha já teve feira?
Sim, é verdade. Em Ovelhinha, segundo um documento de 1758, realizava-se uma feira franca anual nos dias 17 dos meses de Setembro, Novembro e Janeiro e outra, a 15 de Janeiro, dia de Santo Amaro. Mais tarde, esta feira passou a realizar-se mensalmente.


Largo e Capela de Santo Amaro de Ovelhinha (Gondar)

É isto que nos é relatado pelo Padre António Coelho Pedroza in “Memórias Paroquiais de Santa Maria de Gondar”, documento datado de 20 Março de 1758.
Reza, assim, o documento:
“Tem esta Freguesia três feiras no anno, aos dezassete de Novembro, de Setembro e Janeiro, que só consta de javalis mansos e algumas cousas comestíveis, e outra do mesmo no dia do senhor Santo Amaro, a quinze de Janeiro, e todas francas.”
Eram, pois, feiras francas, isto é, não se cobravam aos comerciantes quaisquer taxas ou impostos, e, como se refere no documento, destinavam-se à venda de “javalis mansos” (suínos) e algumas “cousas comestíveis”. O local da feira seria o recinto de Santo Amaro.
Ovelhinha era, à época, um dos lugares maiores da freguesia e, com bons acessos, gozava de uma localização central no contexto da freguesia. Para além disso, a capela de Santo Amaro complementava a Igreja do Mosteiro na vida litúrgica da paróquia.


Ovelhinha (Gondar - Amarante)

Lugar de Ovelhinha (Gondar)

A feira do Cavalinho, à data, ainda não tinha sido criada, caso contrário seria referida neste documento. Embora desconhecendo a data da sua fundação, sabemos que ela é posterior à construção da “estrada pombalina”, que liga Amarante a Mesão Frio, e a sua importância na região está associada a esta ligação rodoviária.
Sabemos também que, no reinado de D. Maria II (1834-53), a feira do Cavalinho, que se realizava a 12 de cada mês, correu o risco de ser transferida para a vila de Amarante, devido à realização da feira de Ovelhinha, a 17 de cada mês. Porém, a reação da população foi tal que fez com que fosse a feira de Ovelhinha a ser transferida para Amarante e, em compensação, a feira do Cavalinho passasse a realizar-se duas vezes por mês, a 12 e a 28.
Com esta transferência para Amarante, em meados do séc. XIX, a feira de Ovelhinha foi definitivamente extinta e a do Cavalinho, a 12 e 28 de cada mês, tornou-se numa das mais concorridas da região e manteve-se pujante quase até aos nossos dias.


Miguel Moreira (texto e fotografia)

Sem comentários:

Enviar um comentário