segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

PINTURA EM VIOLA AMARANTINA ALUSIVA A GONDAR

Gondar inspira este expressivo trabalho de Joana Antunes, evidenciando a igreja do Mosteiro e S.ta Maria de Gondar (N.a Senhora do Leite), personificada na figura de mulher. Parabéns!






 Nota: "A Viola Amarantina é umas das várias violas regionais portuguesas que vão resistindo à evolução, mantendo praticamente inalterada a sua estrutura original.
É uma viola de 5 ordens de cordas duplas, as 3 primeiras afinadas em uníssono e as restantes em oitavas. A escala é plana e em face com o tampo, facilitando assim o “rasgado” e tem a particularidade de ter alguns meios pontos já sobre o tampo (além dos 10 da escala) apenas para as cordas mais agudas permitindo assim aumentar a amplitude.
Talvez pelo facto de a aprendizagem da Viola Amarantina se basear na tradição oral, esta foi sendo tratada (por deturpação) como uma Viola Braguesa no que diz respeito à afinação, contudo, assim não é. Constatamos que há neste momento um esforço significativo em preservar a identidade desta viola, recuperando e registando as diferentes afinações e modos de tocar.

A boca da Viola Amarantina, constituída por 2 corações separados, está associada a uma história de amor ao estilo de Romeu e Julieta, vivida na cidade de Amarante".
in portoguitarra.com

Sem comentários:

Enviar um comentário